Câmbio

-


Dolar Compra Venda
* valores somente referência

   » Novo passaporte Brasileiro
 

Para combater as falsificações, o governo vai lançar outros modelos até o fim do ano


Seguindo tendência internacional, iniciada após os atentados de 11 de Setembro nos EUA, o governo brasileiro vai mexer no passaporte. A troca para o novo modelo, prevista para o segundo semestre, será gradual, conforme a data de validade dos antigos. Temendo Congestionamento, a Polícia Federal recomenda que o viajante troque o documento um mês antes do vencimento. Quem não levar o antigo pagará taxa de expedição em dobro. A seguir, antecipamos as principais mudanças:

CAPA

Logo acima da Inscrição República Federativa do Brasil, juntamente com o brasão, estará escrito mercosul

COR

O tradicional verde-oliva ficará para os passaportes de serviço. O passaporte comum será azul-escuro. Para os diplomatas, vermelho.

COSTURA

Com o novo processo de montagem, o passaporte que for desatado nunca mais será o mesmo, ficando evidente a falsificação ou o extravio.

FOTO

Ganha tratamento especial. Nada de cola nem plastificação. Ela será digitalizada, como nas carteiras de motorista e nos vistos para alguns países.

CÓDIGO DE BARRAS

Ao abrir o caderninho do passaporte comum, você irá encontrar um código de barras onde estarão armazenadas informações  como data de nascimento, altura, filiação e desenho da impressão digital. O acesso às suas "intimidades" ficará restrito aos funcionários da alfândega de cada país.

FURINHOS

Sabe aquele pontilhado no alto das páginas com a numeração do seu documento? O tamanho dos furinhos diminuirá a cada página. Se uma folha for retirada, logo ficará visível.


Fonte: Revista Viagem e Turismo. Ano 11 Número 4; Edição Abril/ 2005

, , CEP:

Tel.:

E-mail:

CNPJ:

Desenvolvimento TurSites